No Brasil, pelo menos 35% dos adultos têm problemas de sono, principalmente mulheres, quem faz uso excessivo de álcool e cigarro, e portadores de doenças crônicas.
O sono é um processo biológico, complexo, ativo e essencial para vida e saúde. Dormindo restabelecemos dos sistemas fisiológicos, restauração do metabolismo energético, fortalecimento do sistema imunológico, secreção de alguns hormônios, consolidação de memórias e manutenção da integridade neuronal. Portanto, dormir mal reflete em vários aspectos da nossa saúde.
Do ponto de vista nutricional, comer, perto de dormir, carne vermelha, alimentos calóricos, ricos em açucar, cafeína, chá verde e álcool, pioram a a qualidade do sono.
Por outro lado, alguns alimentos, segundo os estudos científicos, melhoram a sono e podem ser usados como estratégia para você dormir melhor:
1. Comer regularmente 3 refeições principais ao longo do dia, melhora a qualidade do sono
2. Consumir alimentos com melatonina, tais como, carnes, cogumelos e algumas frutas como abacaxi, laranja e banana
3. Beber duas vezes ao dia, o suco de cereja fresco e comer cerejas frescas
3. Comer kiwi, rico em serotonina, tem estudos demonstrando que cosumir 2 kiwis 1 h antes de dormir, melhora a qualidasde de sono
4. Peixes, ricos em ômega 3 e vitamina D, tem efeitos benéficos para o sono
5. Consumir mais frutas e verduras cruas, potencializando o consumo de serotonina, triptofano, vitamina D e melatonina
6. Consumir alimentos ricos em triptofano, tais como, carne, aves, peixe, ovos, queijo e iogurte
7. Beber leite de vaca, rico em triptofano
8. Consumir curcuma
Além disso, prática regular de atividade física, evitar “telas” 1 hora antes de dormir, tomar medidas relaxantes que reduzam o stress, tudo isso, ajudará você dormir melhor.
Caso nada disso adiante, procure um médico, de preferência especialista em sono, porque dormir bem é essencial para uma boa saúde.